
São vários os fatores que conduzem as pessoas ao mercado de trabalho, entre eles a busca pelo primeiro emprego, a procura por uma atividade mais adequada ao perfil profissional, um trabalho mais prazeroso, a vontade de mudar de área ou o desemprego.
Independente do motivo, quando um profissional está “disponível” no mercado de trabalho o que ele mais deseja é conseguir uma (re)colocação. Então, onde procurar emprego?
Candidatura Espontânea
Você não precisa esperar a divulgação de uma oportunidade para enviar seu currículo a uma determinada empresa. Faça isso espontaneamente! Entre em contato com o RH da organização e envie seu currículo juntamente com uma carta comunicando seu interesse. Seja objetivo, formal e sensato. A persistência é uma característica interessante, mas não podemos dizer o mesmo da insistência. O profissional de RH deve se lembrar de um candidato interessado, e não enfadonho.
Resposta a Anúncios
Nos anúncios de emprego as empresas informam como desejam receber os currículos. Siga a orientação e juntamente com o currículo envie uma carta de apresentação. Se enviar o currículo por e-mail substitua a carta por uma mensagem eletrônica, objetiva e elegante.
Agência de Emprego
As agências de emprego recebem diariamente centenas de dezenas de currículos, o que nos faz pensar que algum deles pode não ser lido. E isso pode acontecer mesmo! Para não cair no esquecimento mantenha seu cadastro e seu currículo sempre atualizados. Acompanhe as oportunidades divulgadas pelas agências e envie um currículo específico para aquelas de seu interesse e qualificação.
Empresas de Recolocação
Empresas de recolocação prestam serviço de orientação ao profissional que procura uma oportunidade. Facilitam sua (re)inserção no mercado indicando-o para as empresas solicitantes e preparando-o para o processo seletivo. Ao contratar os serviços de uma empresa de recolocação peça referências e verifique sua idoneidade.
Entidades de Classe
São as associações, conselhos e sindicados profissionais. As entidades de classe, além de reunirem informações diversas sobre uma profissão especifica, mantêm contato com empresas intermediando a contratação dos profissionais. Filie-se e acompanhe a divulgação das vagas.
Órgãos do Governo
Existem órgãos do governo que atuam voltados para o apoio ao trabalhador, encaminhando-o para cursos de qualificação, comunicando oportunidades de emprego e intermediando sua contratação. Procure o órgão atuante em sua região e cadastre-se gratuitamente.
Internet
Uma opção bastante usual em tempos de avançada tecnologia é a internet. As empresas cadastram suas oportunidades de emprego em sites especializados e os candidatos enviam seus currículos. A internet é muito utilizada pelas empresas, que através dela otimizam o processo seletivo. Além dos sites especializados você também pode participar de fóruns e de redes de relacionamento profissional.
Indicação
As pessoas com quem você se relaciona podem representar uma porta para seu novo emprego. Através dessas pessoas você pode ter acesso às vagas que não são divulgadas na mídia, e também se aproximar do responsável pela contratação. Mas não pense que o simples fato de ser indicado basta. É preciso que você mostre suas competências.
Estágio
Muitas empresas investem em programas de estágio e em programas trainee, considerando os benefícios da formação profissional. Para isso divulgam suas oportunidades na mídia ou entram em contato diretamente com as instituições de ensino. Fique atento às divulgações e mantenha um relacionamento próximo com os coordenadores de cursos.
Bom, seja qual for a opção escolhida por você o envio do currículo é inevitável. E confecção de currículo é o nosso assunto de amanhã.
Até lá!
Imagem: Getty Images
Um comentário:
Oi, Daniela!
Ótimas dicas! Repassarei para meus conhecidos que ainda não estão empregados.
Abraço!
Postar um comentário