6 de julho de 2010

SABÁTICO, VOLTEI DO MEU



Na década de 50, no intuito de motivar funcionários que se apresentavam sem perspectivas, algumas empresas adotaram um programa diferenciado: o sabático.

Originado do hebraico e citado nos livros sagrados, o termo sabático está relacionado ao período de descanso dos judeus, que traduzido para o universo corporativo representa um período de afastamento do funcionário para que ele (re) pense sua vida profissional e pessoal.

A adoção do período sabático, ou career break, é bastante comum na Europa, principalmente no meio acadêmico, e também nos Estados Unidos, onde algumas empresas descobriram as vantagens de se ter um profissional mais focado e capacitado ao término do programa.

É importante esclarecer que o sabático não tem nada a ver com o período de férias, e também não significa que o profissional que fez essa opção esteja passando por uma crise. Assim, esse afastamento deve ser compreendido como um tempo escolhido para realização de um projeto pessoal ou profissional, ou ambos, sendo esta uma grande oportunidade para ganhar experiência, descansar, se valorizar, aprender, crescer e até mesmo mudar o modelo mental.

O sabático dura em média de 6 meses a 1 ano, mas o tempo neste caso é relativo, devendo ser individualizado. A decisão, necessariamente, deve ser tomada em conjunto com a empresa, visto que nesse período o profissional terá suas atividades suspensas para dedicar-se a um projeto que deve interessar a ambos.

Quando parte de um processo de gestão de carreira, o sabático pode até ser financiado pela instituição, como também pode acontecer do profissional continuar recebendo normalmente seu salário, mas isso é raro, pelo menos no Brasil. Assim, se você pretende fazer um sabático, prepare um projeto para ser desenvolvido nesse período, justificando sua ausência para a organização e mostrando os resultados à serem alcançados, resultados estes que deverão trazer contribuições para sua carreira, para o desenvolvimento do seu trabalho e para o negócio da instituição.

Pode ser que sua empresa deseje participar deste projeto, mas se isso não acontecer prepare-se financeiramente para essa fase e também para uma possível recolocação profissional. Essa preparação é essencial para que você dedique-se totalmente ao sabático, refletindo e avaliando sua vida, de forma que possa evoluir, compreender melhor a si mesmo e os outros.

Eu acabei de retornar do meu “sabático virtual”. Fiquei pouco mais de um ano afastada do Dimensão Humana, tempo necessário para eu organizar minha vida em meus diversos papéis, me aprimorar profissionalmente para encarar novos desafios e ganhar experiência para continuar este projeto pelo qual tenho muito carinho.

Para os que me acompanhavam, estou de volta.

Para os que gentilmente se manifestaram em minha ausência, agradeço a atenção e o carinho.

Imagem: Getty Images

Um comentário:

Julio disse...

Seja bem vinda de volta!
Espero que o período sabático possa vir a ser compartilhado com sues leitores!