2 de janeiro de 2009

LÍNGUA PORTUGUESA


Muitos afirmam que a língua portuguesa é uma das mais difíceis, e isso devido aos inúmeros acentos. Se você concorda, fique feliz: entraram em vigor as novas regras ortográficas.

As mudanças na nossa língua culta (por vezes oculta) foram estabelecidas em um decreto assinado em setembro de 2008, cujo propósito é tornar nosso português mais fácil, principalmente para os estrangeiros.

A reforma ortográfica pretende unificar o registro escrito nos países que falam português: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Timor Leste.

Entre 01 de janeiro de 2009 e 31 de dezembro de 2012 passaremos por um período de transição, no qual ficam valendo tanto a ortografia atual quanto as novas regras. Nos livros escolares a incorporação das mudanças será obrigatória a partir de 2010.

Acompanhe as alterações:
  • O K, o W e o Y entram no alfabeto, que passa a ter 26 letras.
  • O trema desaparece nas palavras em português. Só fica em palavras estrangeiras como Hübner e Müller. A pronúncia não muda. Exemplos: AGÜENTAR = AGUENTAR, AQÜÍFERO = AQUÍFERO, TRANQÜILO = TRANQUILO, BILÍNGÜE = BILINGUE.
  • O acento agudo desaparece nos ditongos abertos EI e OI em palavras como IDÉIA e HERÓICO, que ficarão IDEIA e HEROICO. A pronúncia não muda.
  • O acento circunflexo desaparece com o duplo O e o duplo E, como VÔO, ENJÔO, CRÊEM, LÊEM, DÊEM e VÊEM, que passam a ser escritas da seguinte forma: VOO, ENJOO, CREEM, LEEM, DEEM e VEEM.
  • Desaparecem os acentos agudos ou circunflexos que servem para diferenciar palavras como: PÁRA (do verbo parar) ≠ PARA (preposição), PÉLA (do verbo pelar) ≠ PELA (combinação da preposição por + a), PÊLO (substantivo) ≠ PELO (combinação da preposição por + o). Os acentos só não desaparecem em: PÔR (verbo - infinitivo) ≠ POR (preposição), PÔDE (3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo) ≠ PODE (3ª do singular do presente do indicativo).
  • O hífen some quando o segundo elemento da palavra começar com S ou R. Nestes casos, as consoantes devem ser dobradas, como em ANTISSEMITA (hoje "anti-semita"), ANTIRRELIGIOSO (atualmente "anti-religioso") e CONTRARREGRA (hoje "contra-regra"). Cuidado com a exceção: quando os prefixos terminam em R se mantém o hífen, como em HIPER-REQUINTADO e SUPER-RESISTENTE.

Com essas alterações teremos a oportunidade de colocar em prática nossa competência "flexibilidade para mudanças".

: - D

Imagem: Getty Images

Nenhum comentário: