2 de janeiro de 2009

CONSTRUA UMA ATITUDE POSITIVA


Já te convidei para um CHA em outras oportunidades, e vou refazer o convite neste início de ano.

No post de 01/07/07 escrevi sobre o conceito do bom e velho CHA, o “cafezinho” do RH na verdade, abordando a taxonomia de Bloom.

Nesta estrutura de organização hierárquica, onde temos Conhecimento, Habilidade e Atitude, novamente destaco meu componente predileto: a atitude, e de preferência positiva.

Na carreira que escolhemos, seja ela qual for, é imprescindível adotarmos uma postura positiva. Podemos adquirir conhecimentos, desenvolver habilidades, mas mudar uma atitude negativa não é fácil. Por isso, oriente-se pelas positivas, sempre.

E não pense que ter um elevado conhecimento ou possuir habilidades incríveis sustente uma imagem negativa. Na soma de uma técnica primorosa com uma postura horrorosa o resultado não é bom.

O consultor Max Gehringer enumerou, de forma simples e divertida, cinco atitudes que podemos julgar inaceitáveis para um profissional. Sobre essas atitudes construí 05 personagens, e gerei o sexto por conta e risco:

- Onipotente: a frase que melhor caracteriza este profissional é “deixa comigo”. Ele sempre promete que “dá conta do recado”, mas os resultados apresentados não acompanham suas ofertas. Porque prometeu coisa demais, a imagem associada a ele é a de quem promete e não cumpre. É melhor propor pequenas soluções e superar expectativas.

- Impreciso: ele sempre “acha que”. Em reuniões ou apresentações oferece dados, números ou informações sem ter certeza de sua veracidade. O resultado dessa atitude é a falta de confiança e de credibilidade. Na dúvida diga apenas que vai confirmar a informação antes de divulgá-la.

- Teimoso: não admite perder uma discussão, e por esse motivo argumenta sem a menor necessidade. Certo ou errado, a última palavra sempre tem que ser a dele. Perde por não ficar calado, e de persistente torna-se o insistente, o chato teimoso.

- Esquecido: quando elogiado por um trabalho realizado em equipe nunca se lembra de dizer quem o ajudou. Para que mencionar os nomes dos colegas se pode ficar com o crédito só para ele? Como resultado ele adquire a imagem de mesquinho, individualista.

- Crítico: ele adora criticar o trabalho dos colegas, mas nunca oferece uma sugestão. Sempre acha defeito naquilo que não é sua obra. O que ganha com isso? A imagem de invejoso, de “cricri”.

- Pessimista: você se lembra do desenho animado “Lippy and Hardy”, em que Hardy era uma hiena pessimista que passava o dia dizendo “Oh dia, oh céus, oh azar... Isso não vai dar certo!”. Precisa falar mais alguma coisa?

Assumir algum desses papéis, por um descompasso da vida, em um momento de descontrole que não vai mais se repetir, pode até acontecer, mas adotar como atitude jamais.

Rótulo só fica bom em produtos!
Imagem: Getty Images

Nenhum comentário: