2 de dezembro de 2008

DESCOLAGEM: TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

Com o objetivo de desenvolver, apoiar e reconhecer ações educacionais e culturais que promovam o desenvolvimento humano por meio das TIC´s - Tecnologias da Informação e Comunicação, a empresa de telecom Oi criou o Oi Futuro, o instituto, ou instrumento de colaboração, voltado para a redução das distâncias sociais no Brasil.

Apoiando projetos de terceiros, o Oi Futuro estabelece parcerias e desenvolve programas nas áreas de difusão do conhecimento.

No Oi Futuro existe o programa Nave – Núcleo Avançado de Educação, voltado para a pesquisa e desenvolvimento de soluções educativas que utilizem de forma diferenciada as tecnologias da informação e comunicação no ensino médio. Este programa é estruturado através de parcerias com as secretarias estaduais de educação, a iniciativa privada e os organismos do terceiro setor.

O Nave promove o evento Descolagem, que pode ser entendido como um meio de difusão de informação e conhecimento, seja por meio de palestras, mesas redondas, filmes, performances, cursos workshops ou qualquer outra que se adeque ao momento.

Neste evento qualquer um pode ter a palavra, presencialmente ou a distância, já pode ser acompanhado ao vivo pela Internet.

No Descolagem #3, realizado em 22 de novembro, o tema discutido foi Tecnologia e Educação: Uma Nova Escola Para um Novo Aluno, aluno este que pertence à geração da internet, dos games, das multitarefas. Estiveram presentes Paulo Blikstein, professor em Stanford na área de novas tecnologias para educação, Luli Radfahrer, Ph.D. em comunicação digital pela ECA-USP e Patrícia Konder Lins e Silva, diretora pedagógica da Escola Parque no Rio de Janeiro.

Luli Radfahrer, Ph.D. em comunicação digital pela ECA-USP, onde também é professor há mais de dez anos, trabalha com internet desde 1994, já dirigiu as divisões digitais de algumas das maiores agências de propaganda do país e entre 1999 e 2001 trabalhou em Nova York e Londres, dirigindo portais de conteúdo digital. Voltou ao Brasil em 2002 para redesenhar a AOL. Hoje é consultor de inovação digital com clientes no Brasil, Canadá, Estados Unidos e Oriente Médio.

Bom, deixo aqui a palestra do Luli, que procurou evidenciar que o processo de aprendizado já não é mais exclusividade das salas de aula.

Muito bacana!


Nenhum comentário: