11 de fevereiro de 2008

GERAÇÃO C OU GERAÇÃO P?



Estou de volta, e a todo vapor!

Neste semestre estou trabalhando na conclusão de duas monografias para minhas especializações, e sei que minha vida não será fácil. Assim, muito do que eu produzir neste período, bem como minhas atividades acadêmicas cotidianas, serão publicadas aqui.

Você que me acompanha não precisa se preocupar com o foco do Dimensão Humana, pois ele será mantido. Somente teremos mais assuntos relacionados à Gestão do Conhecimento, Portais de Educação Corporativa e Educação a Distância.

Bom, já que toquei no assunto, hoje participei de um fórum em que discutimos o “Mundo de Rafinha”, vídeo postado no início deste texto.

Cheguei um pouco atrasada na sala de aula virtual, li os comentários do grupo e concordei com a maioria. Acabei confessando para a turma que “gosto de ser Rafinha”.

Vivo conectada, em casa e no trabalho. Faço compras e pago contas via Internet, me comunico com amigos que estão do outro lado do mundo, estudo a distância, desenvolvo conteúdo para cursos on-line e faço a gestão de uma plataforma, tenho orkut, blog e outras coisinhas.

Ah, detalhe importante: eu e meu marido nos conhecemos via web...

Entretanto, às vezes o tempo passa e eu não vejo. Daí aquele possível jantar com familiares e amigos foi esquecido...

Sei de todas as facilidades que a TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) nos concedeu, e não consigo imaginar minha vida sem uma série de aparelhinhos, mas ao mesmo tempo vejo um perigo enorme nisso tudo.

Consumimos mais, nos relacionamos menos, navegamos mais, pensamos menos...

Acredito que essa mudança alterou muito mais que nossos comportamentos, e não sei até que ponto isso é bom. Concordo com as maravilhas da Geração C, apresentada no vídeo, mas me preocupa o universo paralelo que criamos, e que vou chamar de Geração P: pirataria, pedofilia, pornografia, porcaria de conteúdo...

Tudo bem, a Geração P também tem seu lado positivo: personalização, produção, publicação, participação, portabilidade...

A Geração C é legal? Sim, mas é preciso mostrar para eles que existe um P: PENSAR!!!

CONTEÚDO: de que tipo?
COLABORAÇÃO: ou cópia?
CONEXÃO: com quem?

5 comentários:

Anônimo disse...

Gostei de saber que você pretende explorar o tema "Gestão do Conhecimento". Trabalho neste ramo com o ponto de vista da TI e poder assimilar a sua visão do lado "pessoas" certamente será gratificante.

Seja bem vinda novamente!

abraço, Júlio

Editor - Banco de Dados disse...

Gostaria de propor uma extensão do tema que você nos trouxe. Que tal abordar Gestão de conhecimento aplicada? Ou seja, tentar estabelecer a linha entre os dois mundos. Interessante não?
Seja bem vinda.
Heber Galarce

Anônimo disse...

Pois é....hoje em dia as pessoas estão mais preocupadas com o Ponto G do que com o Ponto P de pensar.

Anônimo disse...

Olá Daniela, acabo de conhecer seu blog e gostaria de te fazer uma pergunta. Ficaria muito grata se pudesse tirar alguns minutinhos pra me responder.
Acabo de passar no vestibular de uma faculdade a distância, a UNOPAR, no curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Na verdade me inscrevi no vestibular por me identificar com a grade do curso. Estou no quarto ano de Direito e gostaria de saber um pouco mais sobre esse novo curso, uma vez que minhas informações tem sido apenas provenientes de internet e não de alguém que já atua na ária. Ficaria grata se pudesse me falar um pouco sobre o curso, mercado de trabalho e especializações.
Desde já agradeço.
Rosana
rezende_rosana@hotmail.com

Marcelo Sabadini disse...

Parabens pelo post Dani... adorei o texto...

Abração!