29 de agosto de 2007

CURRÍCULO: A CHAVE DO EMPREGO


Ao receber um currículo o profissional de RH espera que este importante documento seja Conciso, Harmônico, Atraente, Verídico e Esclarecedor. Assim deve ser seu currículo, uma espécie de chave para o emprego. Chave porque é ele que abre a porta para uma entrevista.

Um currículo conciso é aquele que expõe sua vida acadêmica e profissional em poucas palavras, utilizando uma ou duas páginas, no máximo. Não tente reduzir o número de páginas de seu currículo diminuindo o tamanho da fonte, pois o máximo que você vai conseguir é dificultar a leitura do entrevistador.

A harmonia do currículo diz respeito ao conjunto das informações que ele apresenta, devendo estar de acordo com o perfil solicitado pela empresa. Informações coerentes, regulares e dispostas de forma simétrica garantem um currículo harmônico.

São informações essenciais para seu currículo:

NOME COMPLETO
Você pode não acreditar, mas muitos candidatos esquecem de informar o próprio nome. Esteja atento!

IDADE
Informe sua idade no currículo. Se a empresa contratante estabeleceu uma faixa etária na qual você não se encaixa ambos não perderão tempo.

ESTADO CIVIL
Para algumas empresas o fato do candidato ser casado significa que ele é mais responsável e comprometido do que um profissional solteiro. Independente da perspectiva da organização, informe seu estado civil.

CONTATO
Assim como o nome, alguns candidatos não informam endereço ou telefone, impedindo que a empresa o contate. Cuidado para não deixar esta informação de fora!

OBJETIVO
Você pode ter experiência em diversas áreas, mas apresentar predileção por uma ou duas. Informar esta preferência em seu currículo pode economizar tempo caso a vaga em aberto seja para uma área dessemelhante.

FORMAÇÃO
Informe seu grau de instrução, especificando o curso e o ano de conclusão. Se você ainda não concluiu o curso informe a data prevista para finalizá-lo.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Liste as empresas em que você trabalhou, iniciando pelas mais recentes. Informe a data de entrada, a data de saída, o cargo ocupado e as funções exercidas.

CURSOS
Ao informar os cursos realizados mencione a carga horária, e não caia na tentação de citar cursos que você não fez. As empresas solicitam os certificados para comprovação.

IDIOMA
Só informe o idioma em que possuir fluência. Esqueça o “inglês básico” ou o “espanhol intermediário”. Ao citar um idioma você corre o risco de ser entrevistado naquela língua.

ATIVIDADES EXTRA-PROFISSIONAIS
A realização de trabalho voluntário e/ou atividades culturais contribuem para o desenvolvimento de competências que podem representar um diferencial na hora da contratação. Se você realiza alguma atividade extra-profissional mencione em seu currículo.

PRETENSÃO SALARIAL
Esta é uma questão polêmica. Alguns profissionais de RH fazem questão desta informação, outros preferem discuti-la na entrevista. Assim, informe a pretensão salarial quando solicitada.

Se conciso e harmônico seu currículo atrairá a atenção do entrevistador, mas é indispensável que as informações oferecidas por você sejam verídicas. Preocupe-se com a checagem das informações, mas acima de tudo seja verdadeiro por ética e caráter.

Esclarecendo o entrevistador que você apresenta os conhecimentos e as habilidades necessárias para a função, o currículo despertará seu desejo em conhecê-lo. Para isso confeccione um currículo específico, ressaltando as competências e experiências relevantes para a oportunidade em questão.

Acabou? Quase: ao confeccionar seu currículo verifique sua ortografia e gramática. Tenha cuidado para não perder uma oportunidade por falta de atenção. A primeira impressão é a que fica...

Espero que com estas dicas você consiga uma entrevista de emprego, nosso próximo assunto.

Até lá!
Imagem: Getty Images

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Dani,
Achei muito válido as dicas de como formular um Currículo, vemos cada um hoje em dia que dá até desgosto,srsr!!!Valeu pela dica!!
Bjs
Juliana Alzuguir(BMG - Filial RJ)
(vc me ajudou e muito no trabalho sobre treinamento)