31 de agosto de 2007

ENTREVISTA DE EMPREGO: A HORA DA VERDADE


Enviou o currículo e foi convidado para uma entrevista? Ótimo, mas prepare-se para esta etapa do processo seletivo.

Pesquise sobre a organização: seu posicionamento no mercado, índices de crescimento, produtos e serviços, clientes e concorrentes. Examine também as suas competências identificando como elas poderão contribuir com a empresa. Esse planejamento o ajudará a manter-se seguro durante a entrevista, transmitindo assim uma imagem positiva.

Falando em imagem, cuidado ao escolher as roupas e os acessórios que serão usados. Busque peças elegantes e formais, demonstrando respeito pela situação. A higiene também compõe a elegância: cabelos, unhas, dentes, pele, tudo deve estar limpo e perfumado, mas cuidado com os excessos!

Ao sair para a entrevista considere os imprevistos do trânsito, programando-se para estar na empresa 15 minutos antes do horário marcado. Chegar com antecedência possibilita uma rápida observação do ambiente e das pessoas, podendo tranqüilizá-lo.

Um detalhe: você começa a ser avaliado antes de se encontrar com o entrevistador. O porteiro que fez sua identificação, a ascensorista que lhe conduziu até o andar desejado, a recepcionista que confirmou seu horário, a copeira que lhe serviu água e café. Saiba que em muitas empresas a percepção destes profissionais à seu respeito será solicitada.

Chegou o momento de entrar na sala! Ficou nervoso? É normal, e os entrevistadores sabem disso. Tremores nas mãos e na voz, gaguez e transpiração excessiva podem acontecer, mas nem por isso tudo está perdido. Mantenha a calma e cumprimente o entrevistador assim que encontrá-lo. Controle suas emoções!

Perceba a entrevista como uma conversa entre pessoas, porque é isso que ela é. Aja com naturalidade e fique atento para oferecer informações que possam mostrar ao entrevistador que você é um bom investimento para a empresa.

O objetivo do entrevistador é saber quem você é, o que você já fez e como você poderá contribuir com a organização. Provavelmente ele fundamentará a entrevista nas informações disponibilizadas em seu currículo, então esteja preparado para responder a todas as perguntas de maneira clara e objetiva. Evite a prolixidade detendo-se aos questionamentos do entrevistador. Ofereça respostas curtas e que apresentem as informações solicitadas.

Ao ser questionado sobre suas experiências anteriores tenha cuidado para não difamar a empresa ou as pessoas com quem trabalhou. Se viveu alguma situação negativa ou complicada fale sobre ela com naturalidade, de forma ética e sensata, explicando os fatos sem expor as pessoas ou a organização.

Caso você não entenda alguma pergunta peça ao entrevistador para explicá-la. Você pode sim dizer que não entendeu, o que você não pode é deixar de responder. Você também pode fazer perguntas, sobre a vaga e sobre a empresa, mas atente-se para não perguntar algo que já tenha sido dito pelo entrevistador.

Ao final da entrevista agradeça a oportunidade e coloque-se à disposição caso o entrevistador precise esclarecer mais algum ponto. Reafirme seu interesse pelo cargo dizendo que aguarda pela resposta.

E só para finalizar, dicas rápidas:

É PERMITIDO
Levar um currículo impresso.
Desligar o celular.
Ter um aperto de mão firme e amigável.
Sorrir.
Olhar nos olhos.
Falar corretamente.
Falar pausadamente.
Aguardar o entrevistador lhe convidar para se assentar.

É PROIBIDO
Mexer nos objetos do entrevistador.
Consultar o relógio a todo o momento.
Interromper o entrevistador.
Fumar.
Chupar bala / chiclete.
Permanecer de óculos de sol, ou deixá-los na cabeça.
Ficar se mexendo na cadeira.
Insistir sobre a remuneração.
Gesticular demasiadamente.
Contar piadas.
Ignorar perguntas.
Ser impreciso.
Falar gírias.
Mentir.

Nosso próximo assunto? Dinâmicas de grupo. Até lá!
Imagem: Getty Images

2 comentários:

Editor - Banco de Dados disse...

Seria bom aplicar um análise sobre o Profissional de RH. Ou seja, quando saber se a entrevista está sendo conduzida de maneira profissional ou, apenas está cumprindo rotina.

Heber

Daniela Augusta disse...

Ótima sugestão, Heber! Vou preparar um material sobre o assunto.
Obrigada!