Profissionais comprometidos com os resultados do negócio, este é o sonho de qualquer gestor. Campanhas, projetos, programas e diversas outras ações são concebidas nesse sentido, mas nem sempre alcançam o êxito. Daí o questionamento: o que faltou para que os funcionários se comprometessem de verdade?
A resposta é bastante simples: faltou comunicação!
A comunicação interna tem uma importância estratégica para as organizações, pois sensibiliza e envolve as pessoas em processos indispensáveis para o alcance dos objetivos. Se bem planejada, transparente e democrática a comunicação é capaz de gerar comprometimento.
Sustentando valores que em nada favorecem a participação e contribuição de seus profissionais, muitas instituições produzem verdadeiros desafios para o RH, que se transformam no fio condutor da construção e desconstrução de culturas na busca pela sinergia.
Como parceiro estratégico o RH deve lançar mão de ações coerentes, consistentes e eficazes, através das quais seja possível gerenciar as mudanças organizacionais e obter o comprometimento das pessoas no processo.
Comunicar é preciso!
Quem vai comprar uma idéia que não conhece ou que foi imposta?
A resposta é bastante simples: faltou comunicação!
A comunicação interna tem uma importância estratégica para as organizações, pois sensibiliza e envolve as pessoas em processos indispensáveis para o alcance dos objetivos. Se bem planejada, transparente e democrática a comunicação é capaz de gerar comprometimento.
Sustentando valores que em nada favorecem a participação e contribuição de seus profissionais, muitas instituições produzem verdadeiros desafios para o RH, que se transformam no fio condutor da construção e desconstrução de culturas na busca pela sinergia.
Como parceiro estratégico o RH deve lançar mão de ações coerentes, consistentes e eficazes, através das quais seja possível gerenciar as mudanças organizacionais e obter o comprometimento das pessoas no processo.
Comunicar é preciso!
Quem vai comprar uma idéia que não conhece ou que foi imposta?
Imagem: Getty Images
3 comentários:
Oi, Daniela!
Concordo contigo: comunicar é preciso! Inclusive já falei isso no Adm em Debate, que a comunicação interna, quando bem feita, melhora os processos e faz com que todos entendam sobre o que a empresa passa e como podemos fazer para que ela progrida.
Parabéns pelo post!
P.S: se achar que merecem, gostaria que incluisse meus blogs nas tuas recomendações. Nos meus você já é recomendada a tempos.
Abraço!
Olá Daniela,
Estou virando fã dos seus textos, só que para variar, vou discordar um pouco. Muitas vezes não é comunicação o que falta, mas "motivação" ou se preferir "comprometimento". Um exemplo simples: a maioria das adolescentes que engravidam sabe que o que é uma camisinha, e como usá-la.. apenas não pensa na hora, porque esse valor (proteção) passa longe de suas crenças pessoais... Não tem jeito, se sua mensagem não ressoa no sino do indivíduo, não vai rolar.
Abs.
Carlos L.
Olá, Carlos!
Complementando o que você disse, prefiro usar o termo "incentivo" ao invés de "motivação". E nessa perspectiva, diferencio incentivo de comunicação. Através de uma comunicação genuína podemos estimular, incentivar as pessoas para que elas se motivem, para que elas se comprometam.
Abraço para você e obrigada pelas contribuições.
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