22 de junho de 2012

LIDERANÇA, UMA FÁBULA CORPORATIVA


Era uma vez uma estudante de arquitetura que gostava de se vestir bem. Um dia, passeando pela floresta, quer dizer, pela praia, a jovem estudante conheceu a diretora de um lindo castelo chamado Daslu, e foi convidada para ser uma de suas vendedoras.

Pouco desenvolta na função e indisciplinada com horários, a jovem acabou chamada pela proprietária do castelo para uma conversa, e para sua surpresa não foi demitida, mas sim promovida e encarregada de criar uma linha jovem.

Em seis meses a coleção cresceu, juntamente com as responsabilidades, e a jovem estudante de arquitetura tornou-se a jovem estilista, que mais tarde criou sua própria marca, a Raia de Goeye.

Esse relato caberia muito bem em um conto de fadas, mas é uma história real protagonizada por Fernanda de Goeye e Eliana Tranchesi, apresentadas na década de 90 por Donatela Meirelles.

Eliana reconheceu como um talento o gosto de Fernanda para moda, e após sua experiência como vendedora (nada exemplar como a própria se intitulou), convidou-a para criar as peças da Basic Daslu, o que foi um sucesso.

Fernanda que não sabia por onde começar aceitou o desafio, e ouviu Eliana afirmar que a ensinaria como fazer. E foi o que aconteceu! Orientada, Fernanda estudou moda e seguiu os conselhos e ensinamentos de Eliana, aprendendo lições importantes sobre o mundo fashion, sendo a principal delas “Moda não é Brincadeira”.

Hoje Fernanda comercializa as peças que assina na Daslu, e creio que se orgulha disso.

Bom, soube dessa história lendo o número 115 da RG Magazine, e registrei aqui pra contextualizar um dos melhores conceitos de liderança que já ouvi:

“Nossa troca era superimportante e sempre foi parte essencial do trabalho. Ela me captava em dois minutos, me incentivando e rapidamente transformando, melhorando meu pensamento. Líder, ela sabia como tirar meu melhor e me fazer crescer.” – Fernanda de Goeye

Ao ler o depoimento de Fernanda refleti um pouco sobre os diversos conceitos e práticas de liderança que observo no meu cotidiano, e fiquei com a certeza de que o grande desafio dos gestores nos dias atuais é liderar sem o poder da hierarquia, possibilitando que as coisas aconteçam por meio de um relacionamento saudável com suas equipes, tendo a comunicação como peça fundamental.

Creio que ao compartilhar, colaborar e propor desafios de forma positiva, os líderes fomentam o desenvolvimento das pessoas, que a partir daí contribuem positivamente para a empresa, processos, estratégias e resultados.

Pense nisso e um bom final de semana pra você!

=)

Imagem: Divulgação

Nenhum comentário: