11 de novembro de 2008

"QUEM NÃO SE COMUNICA..."

A relação das habilidades que precisamos desenvolver para termos êxito profissional é grande, mas entre todas penso que a comunicação verbal seja a mais importante.

Ao planejarmos a nossa carreira pensamos na faculdade, nos cursos para aquisição de conhecimento e desenvolvimento de competências, no aprendizado de informática e outras línguas, mas não pensamos em melhorar nosso poder de comunicação.

Comunicar-se bem no mercado de trabalho é fator preponderante para o sucesso profissional, o que demanda atenção para o assunto.

Nas organizações nossa expressão verbal é testada em reuniões, apresentações, explicações, solicitações e em tantas outras situações que podem nos enredar se não soubermos nos comunicar.

A forma como nos expressamos verbalmente tem o poder de determinar nossa imagem, positiva ou negativamente.

Já vi muitos profissionais se envolverem em situações complicadas por não conseguirem se comunicar, seja por timidez, seja por falta de preparo: candidatos que em dinâmicas de grupo não abriram a boca e foram eliminados, funcionários com total desconhecimento sobre a empresa em que trabalhavam e por esse motivo causaram danos e prejuízos, membros de equipe que se omitiram em momentos críticos prejudicando colegas e o próprio grupo, entre tantos outros.

Insegurança, desconhecimento, medo do ridículo, vários são os fatores que podem comprometer nossa comunicação, mas não podemos nos render a eles e comprometer nossa carreira.

Ao invés de se esconder em suas dificuldades, busque desenvolver sua competência comunicativa. Existem vários cursos de expressão verbal no mercado que podem lhe ajudar a sentir-se mais seguro, através do desenvolvimento de sua autoconfiança e oferecimento de técnicas que te ajudarão a se comunicar mais e melhor.

Mas cuidado: falar bem não significa falar demais. A prudência também é essencial no mundo corporativo.
Imagem: Getty Images

Nenhum comentário: