Como conciliar o lar, a família e a vida profissional?
Eu me fiz essa pergunta algumas vezes, mas não com a mesma ênfase de quando meu filho nasceu.
Após cinco meses fora do mercado, entre licença maternidade e férias, esta semana eu volto ao trabalho, repleta de dúvidas e angústias, confesso.
Assim, pergunto novamente: como vencer o desafio de conciliar minha casa, minha família e minha carreira?
Na década de 60, com muita propriedade, a mulher colocou os pezinhos para fora de casa em direção ao mercado de trabalho. Quatro décadas depois ela se tornou parte integrante da população economicamente ativa, sendo elemento determinante em alguns setores da economia.
Mas como ficou a estrutura familiar, então?
Com um misto de doçura e determinação, as mulheres têm se organizado em torno de um planejamento familiar focado na divisão de tarefas, o que possibilita a administração de uma agenda repleta de compromissos.
O parceiro, peça chave nesse processo, conduz o sucesso dessa empreitada quando decide trabalhar em equipe, do planejamento e execução das atividades diárias até às oportunidades e condições de emprego.
Babás, secretárias, berçários e outros confortos são bastante úteis, mas nada substitui uma boa parceria.
Olhando para os lados, observando como fazem as mães executivas, consegui me acalmar e me organizar para “voltar a ativa", agora com um novo foco, e muito mais feliz.
Também descobri que não dá para ser a mulher-maravilha sem uma "liga da justiça'". Sem dúvidas, eu e minha família formamos um belo time.
Obrigada, meninos!
Imagem: www.yabu.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário