
Segundo a ABRES - Associação Brasileira de Estágios, mais de 1 milhão de estudantes brasileiros estão estagiando atualmente, e se você não faz parte desta estatística eu o aconselho a buscar um estágio.
Dizem as más línguas que o estágio nada mais é do que a contratação de mão de obra barata. Em algumas empresas pode ser, mas o estágio é na verdade um porta de entrada para o mercado de trabalho.
Portanto, assim que iniciar seu curso, seja de nível técnico ou superior, mostre sua cara para o mercado: faça estágio.
Muitos estudantes aguardam a conclusão do curso para buscar uma oportunidade, o que eu considero um erro. Enquanto ainda se está estudando é possível encontrar boas oportunidades junto aos colegas, professores, coordenadores, etc. Mas atenção: a proximidade não dispensa um bom desempenho e relacionamento em sala de aula.
A formação do indivíduo é muito importante para o mercado, mas ela terá um peso maior quando acompanhada da experiência, e é aqui que os estagiários saem na frente. A prática é um grande trunfo para se conseguir um emprego!
Se você já está fazendo estágio, seguem algumas dicas:
- Mesmo o estágio não sendo um emprego, é fundamental que você adote uma postura extremamente profissional, o que é essencial para sua boa imagem.
- Busque relacionar-se de forma positiva com as pessoas, respeite os limites que lhe são apresentados, desempenhe as atividades conforme as orientações de seus superiores e se coloque a disposição para aprender.
- Se observar que pode melhorar algum processo, faça sugestões, mas cuidado para não se desgastar com as pessoas.
- Procure ajustar-se à cultura da empresa, desempenhar suas tarefas com qualidade e agilidade, mantenha o bom-humor e seja disponível.
Comportando-se desta forma provavelmente você conquistará a confiança das pessoas da equipe, e será bem quisto por ela, que poderá fazer boas recomendações para sua efetivação.
Imagem: Getty Images
Nenhum comentário:
Postar um comentário