
Na última semana tivemos um tema interessante na especialização: Planejamento X Avaliação. Confesso que passei algum tempo refletindo sobre, tentando "separar" essas atividades, mas não ví muitas alternativas...
Se existe uma espinha dorsal na EAD esta espinha é o planejamento. É o planejamento que norteia os processos e políticas, articulando as pessoas e suas ações.
Pensar sobre o planejamento é pensar na dimensão pedagógica, administrativa, legal e, principalmente, humana dos projetos de EAD, no sentido de desenvolver não só competências técnicas e profissionais, mas também contribuir para a formação humana, conforme citado por Peters (2001).
Segundo Vasconcelos (1995), também é necessário ter clareza sobre o modo como pretendemos diminuir a distância entre o ideal e o real, na definição das prioridades, adequando assim as estratégias de ensino/aprendizagem.
Analisar os objetivos, as justificativas, as estratégias adotadas, o cronograma, os recursos, o material didático, entre outros aspectos, considerando sempre a adequação destes ao contexto e a necessidade dos alunos, são aspectos críticos para o sucesso dos projetos, contribuindo assim para o alcance dos resultados esperados.
No que diz respeito a avaliação é imprescindível definir os aspectos mais relevantes, sempre considerando as diversas perspectivas envolvidas, e avaliar todas as dimensões do projeto.
Quanto mais participativo for o planejamento mais participativa será a avaliação, e mais fundamentada será a utilização das informações fornecidas por ela.
Na avaliação devemos considerar o uso que faremos dos dados e informações levantadas, possibilitando-nos a adequação de pontos incongruentes do projeto e sistema ensino/aprendizagem.
Assim, planejamento e avaliação devem sempre acompanhar o contexto no qual o aluno está inserido, bem como suas expectativas, considerando em todo o momento a formação do ser humano, e o desenvolvimento de competências colaborativas e solidárias.
Abs.
Imagem: Getty Images
Nenhum comentário:
Postar um comentário