23 de agosto de 2007

QUEM TE PERGUNTOU?


O termo feedback, bastante popular nas organizações, é muitas vezes aplicado de forma inadequada, sendo mencionado como crítica ou elogio. O real significado de feedback é retroalimentar, retornar a alguém, ou a um grupo de pessoas, com informações que contribuam para o desenvolvimento humano e o bom desempenho profissional.

Para que o feedback atinja seu objetivo é necessário que a organização reconheça e aceite tal prática, o que é possível com a preparação das pessoas. É imprescindível investir no amadurecimento da organização para que esta busque o aprimoramento de suas relações internas e externas, fator crítico de sucesso em um mundo globalizado.

Contexto compreensível, ética e profissionalismo são ingredientes essenciais para a implementação de processos de feedback, caso contrário as informações recebidas ou oferecidas não passarão de mera opinião, abrindo espaço para questionamentos do tipo “quem te perguntou?”. Fora de contexto, sem um objetivo claro, e não aceito pelo grupo, o feedback se transforma em juízo de valor.

Certa vez ouvi que o feedback é “para a pessoa”, e não “da pessoa”, e este é o grande segredo. E mais um detalhe: tudo pode ser dito, desde que tenhamos cuidado ao falar.

Ao oferecer feedback inicie a conversa ressaltando os aspectos positivos, em seguida fale das características que podem ser melhoradas, e encerre com um ponto favorável. Concluir o feedback como uma palavra positiva estimula o outro para seu próprio desenvolvimento. Seja direto e objetivo, fazendo observações sobre comportamentos contextualizados. Deixe a subjetividade de lado e fale sobre aquilo que pode ser observado e mensurado. Não faça julgamentos, e cheque se a pessoa entendeu o que você quis dizer de fato.

Ao receber feedback não se justifique. Ouça o que está sendo dito, argumente quando necessário e ao final certifique-se de que você entendeu o que o outro quis dizer. Agradeça e diga que você irá refletir sobre tudo que ouviu. E reflita mesmo! Não seja indiferente, pois esta atitude nos impede de crescer.

Para o momento do feedback é importante que os envolvidos não se esqueçam de um aspecto fundamental: a humildade. O ser humano está em constante evolução, e reconhecer que podemos melhorar é uma virtude.


Imagem: Getty Images

Nenhum comentário: