Globalização, evolução das tecnologias da informação e comunicação, processos de certificação e outros tantos fatores vêm impactando o mercado e a economia, ao mesmo tempo em que transformam o mundo do trabalho e suas relações.
A nova dinâmica do ambiente organizacional altera culturas, estabelece padrões, conceitos e competências, dentre as quais a empregabilidade.
Versão do termo employability, empregabilidade é a capacidade do indivíduo de se tornar empregável, se adequando às mudanças do mercado, desenvolvendo competências, habilidades e atitudes necessárias para as organizações.
A empregabilidade está intimamente relacionada à competitividade, e podemos nos manter competitivos adotando algumas atitudes simples:
1- Escolher a profissão que nos dê prazer.
2- Participar de cursos, congressos, seminários e palestras.
3- Estudar idiomas.
4- Investir no marketing pessoal.
5- Cultivar relacionamentos com colegas de trabalho, clientes e profissionais da mesma área de atuação.
6- Acompanhar a evolução tecnológica.
7- Pedir feedback para superiores e colegas.
8- Conhecer o negócio e os objetivos da empresa.
9- Buscar o equilíbrio emocional.
10- Desenvolver o máximo de habilidades.
11- Acompanhar os acontecimentos mundiais.
12- Deixar a porta sempre aberta.
A nova dinâmica do ambiente organizacional altera culturas, estabelece padrões, conceitos e competências, dentre as quais a empregabilidade.
Versão do termo employability, empregabilidade é a capacidade do indivíduo de se tornar empregável, se adequando às mudanças do mercado, desenvolvendo competências, habilidades e atitudes necessárias para as organizações.
A empregabilidade está intimamente relacionada à competitividade, e podemos nos manter competitivos adotando algumas atitudes simples:
1- Escolher a profissão que nos dê prazer.
2- Participar de cursos, congressos, seminários e palestras.
3- Estudar idiomas.
4- Investir no marketing pessoal.
5- Cultivar relacionamentos com colegas de trabalho, clientes e profissionais da mesma área de atuação.
6- Acompanhar a evolução tecnológica.
7- Pedir feedback para superiores e colegas.
8- Conhecer o negócio e os objetivos da empresa.
9- Buscar o equilíbrio emocional.
10- Desenvolver o máximo de habilidades.
11- Acompanhar os acontecimentos mundiais.
12- Deixar a porta sempre aberta.
3 comentários:
Oi, Daniela.
Ótimo post. Inclusive já escrevi alguma coisa sobre esse tema, e pretendo falar mais um tanto depois.
Uma observação: percebi que ter um blog e fornecer através dele conteúdo útil acaba por atender quase metade das tuas recomendações. Então, estamos no caminho certo.
Parabéns e abraço!
Oi, Daniela.
Queria te pedir um favor: poderias me incluir nos teus blogs recomendados? www.administrando.wordpress.com ou www.admemdebate.blogspot.com (ou os dois, se der). O teu já está incluso nesses dois.
Abraço!
Gabriel,
penso que toda iniciativa voltada para o trabalho colaborativo merece incentivos. Já está recomendado!
[]'s
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