Uma colega de trabalho, estudante universitária, me procurou para auxiliá-la em uma atividade acadêmica. Ela havia recebido de seu professor a incumbência de entrevistar um profissional de RH sobre o seguinte assunto: trabalho. Segundo ela seria tudo muito simples. Eu teria apenas que responder a "três perguntinhas".
Bom, nessa "entrevistinha" acabei me deparando com "perguntinhas" que pediam muito mais que "respostinhas". O tema discutido naquele momento era simplesmente a essência daquilo que chamamos Gestão de Pessoas.
Dias depois essa colega me procurou para agradecer e dizer que tinha tirado "10". Fiquei feliz por ela. Mas mais feliz fiquei pela oportunidade de continuar pensando em uma questão tão importante.
Segue abaixo a "entrevistinha". Esta é minha opinião. E a sua?
1-O que é trabalho?
A palavra “trabalho” é derivada de “tripalium”, um antigo instrumento agrícola, também relacionado à tortura.
O livro de Gênesis retrata o trabalho como um castigo ao pecado original, que levou Adão e Eva ao esforço pela sobrevivência.
Se buscarmos no dicionário o significado para “trabalho” encontraremos algo semelhante a “força para execução de uma obra”, ou então como “ocupação, emprego”.
A realidade é que o trabalho espelha a sociedade no qual está inserido, e é por ela estruturado, o que inviabiliza um conceito único, universal.
Acredito que o ideal seja pensar o trabalho em todas as suas dimensões, tais como psicológica, social, econômica e cultural.
2-Quais as principais mudanças ocorridas na relação trabalho/trabalhador?
A maior mudança nessa relação foi o domínio do saber sobre o fazer, e a exigência de interdisciplinaridade no trabalho.
A relação, que até pouco tempo era tida como um conflito, visto que os objetivos da organização se chocavam com os objetivos do trabalhador, sendo do tipo ganha-perde, transformou-se em uma relação predominantemente negocial, flexível e participativa. Novos conceitos e ferramentas também entraram no cenário, intermediando a relação, agora, do tipo ganha-ganha.
Hoje sabemos que melhores resultados são obtidos quando, na relação trabalho/trabalhador, as energias são canalizadas para uma mesma direção, a fim de que não somente as empresas, mas também as pessoas atinjam seus objetivos individuais.
A mudança na relação trabalho/trabalhador alterou também o campo da criação e produção de bens e serviços, além do relacionamento com clientes, fornecedores e comunidade.
3-Qual o papel da empresa no desenvolvimento do trabalho/trabalhador?
A empresa deve propiciar um ambiente favorável ao desenvolvimento continuado do trabalhador, além de oferecer desafio, autonomia, reconhecimento e feedback para que ele possa conhecer o resultado do seu trabalho.
É importante que o trabalhador exerça uma atividade que tenha sentido para ele, e que possibilite oportunidades para que ele pratique e desenvolva suas competências, exercendo seu julgamento e reconhecendo sua evolução.
Atuar em equipe também é importante, visto que favorece os laços sociais.
Não adianta a empresa buscar no mercado de recursos humanos profissionais com o “perfil ideal” se não oferecer um ambiente que sustente este perfil.
Imagem: Getty Images
Um comentário:
Parabéns Dani!
ótima essa entrevistinha, hehehe
vou até pensar sobre as respostas!!
Beijão!
Postar um comentário