
Conversava sobre Blogs com um amigo quando ele questionou o propósito do Dimensão Humana. Neste momento surgiu a idéia para o primeiro post: MOTIVAÇÃO.
A palavra motivação, originada do verbo latino movere, significa ação. Se a dissecarmos teremos: MOTIVO + AÇÃO, ou seja, motivo para agir.
Relacionada à disposição para algo, a motivação desconsidera a existência de um comportamento orientado somente para o estímulo externo.
Compreendida como um processo que implica vontade, desejo, predisposição interna, a motivação é inerente ao ser – humano, sendo o desejo natural do indivíduo para a realização, prazerosa, de algo que o satisfaça interiormente.
Um aspecto importante na definição da motivação é buscar diferenciá-la de condicionamento: enquanto motivação pressupõe predisposição interna, condicionamento refere-se ao comportamento estimulado pelo meio externo.
O comportamento motivacional do ser – humano, segundo BERGAMINI (1997), segue quatro orientações básicas:
1. PARTICIPATIVO: atribuída às pessoas que se preocupam com o próprio desenvolvimento pessoal, apresentando atitude de cooperação, organizando seu comportamento motivacional.
2. ATUANTE: atribuída às pessoas ágeis, agitadas que dão importância aos desafios, e que adotam “ação” como palavra de ordem.
3. MANTENEDOR: atribuída àqueles que se motivam em desempenhar uma atividade analítica, lógica e organizada.
4. CONCILIADOR: atribuída àqueles que apresentam grande agilidade de interação pessoal. Diplomatas, priorizam a harmonia no convívio, se motivando quando solicitados à venderem uma idéia.
Todos nós possuímos, de acordo com a autora, os quatro níveis de orientação, nos diferenciando de acordo com o grau de cada uma delas.
O indivíduo motivado não restringe suas tarefas apenas quanto ao seu desempenho eficiente, mas sim em sua eficácia, fazendo a coisa certa, no momento certo, de modo adequado.
Assunto extenso, e com várias teorias, falaremos de motivação aqui outras vezes, em perspectivas distintas.
Imagem: Getty Images
Nenhum comentário:
Postar um comentário